O Livro do GIA

Capa do livro do GIA (foto: João Milet Meirelles)

Funções:

Organizador, coordenador editorial, pesquisa e edição de imagens.

Sinopse:

Este livro surge, curiosamente, no ano em que o Grupo de Interferência Ambiental – GIA completa 18 anos. No entanto, já há algum tempo, o grupo procura maneiras de publicar o conteúdo produzido pelo e sobre seus trabalhos. Muito se falou do GIA em artigos, teses, reportagens, entrevistas, textos de exposições e catálogos. O grupo também escreveu sobre seu processo e, de alguma forma, o próprio processo traz em si uma narrativa sobre seu método, poética e técnica de produção em arte contemporânea. Se as ações do GIA aconteceram de forma efêmera, esta publicação sistematiza e compartilha parte do conteúdo textual e registros imagéticos de trabalhos que vão do espaço público e intervenção urbana a uma diversidade de suportes e circuitos. Do vídeo ao samba, da instalação ao objeto, da foto ao panfleto, do carimbo à performance.

Sobre:

O Livro do GIA faz um panorama dos 18 anos de atuação do Grupo de Interferência Ambiental – GIA. Formado pelos artistas visuais, designers, arte-educadores e músicos Cristiano Piton, Everton Marco, Luis Parras, Ludmila Britto, Mark Dayves, Tiago Ribeiro e Tininha Llanos, que têm em comum, além da amizade, uma admiração pelas linguagens artísticas contemporâneas e sua pluralidade, o GIA atua no encontro entre arte, espaço público e convivência.

A publicação impressa foi lançada durante a 12º Bienal da UNE, no dia 22 de maio de 2021, no Teatro Oficina em São Paulo/SP, com transmissão pelo canal da UNE no Youtube e no dia 27 de novembro de 2021 em evento-intervenção do GIA no Museu de Arte Moderna da Bahia em Salvador.

Além de imagens de trabalhos do GIA, o livro traz textos de Solange Farkas, Marcelo Campos, Clarissa Diniz e Marcelo Faria, letras de sambas, receitas e contos que formam um registro expandido das ações do grupo.

Publicado pela DUNA, editora independente sediada em Salvador/BA, com design de Iansã Negrão e Lia Cunha, o Livro do GIA é organizado por Ludmila Britto, Luís Parras e Marcela Terça-Nada, e contou com a produção de Thayná Mallmann, a produção gráfica de Patrícia Bssa, a revisão de textos de Cely Pereira e o tratamento de imagens de Roberto Abreu.

A publicação é resultado do projeto Livro GIA – 18 anos, que teve apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

O Livro do GIA foi destaque na Revista Select#51 e no Jornal da USP, na coluna de Guilherme Wisnik.

Ficha técnica

Número de páginas: 192
Formato: Comprimento 13.5cm – Largura 1.5cm – Altura 21cm
Tiragem: 1000 exemplares
ISBN:
978-65-994225-0-8
Editora/Cidade: Duna, Salvador
Ano: 2021

Concepção: GIA (Cristiano Piton, Everton Marco, Luis Parras, Ludmila Britto, Mark Dayves, Tiago Ribeiro e Tininha Llanos)

Organização: Ludmila Britto, Luis Parras e Marcelo Terça-Nada!

Autores: Solange Farkas, Marcelo Campos, Marcelo Faria, Clarissa Diniz e GIA – Grupo de Interferência Ambiental

Coordenação Editorial: Marcelo Terça-Nada!

Pesquisa e seleção de imagens: Pedro Marighella, Everton Marco, Mark Dayves Luis Parras, Ludmila Britto, Cristiano Piton, Tiago Ribeiro, Marcelo Terça-Nada e Lia Cunha

Pesquisa e seleção de áudios e vídeos (QRcodes): Cristiano Piton, Luis Parras e Everton MarcoDesign: Iansã Negrão & Lia Cunha
Produção: Thayná Mallmann
Produção Editorial: Patrícia Bssa
Revisão e tratamento dos textos: Cely Pereira
Tradução: Daniele Freitas
Tratamento de Imagem: Roberto Abreu
Distribuição: Dáfine Prates

Colofão: O livro do GIA foi publicado em Salvador, Bahia/Brasil, no calor do verão de 2021 em plena pandemia do Coronavírus. Composto com as fontes Resina, Basis Grotesque e Elena. Impresso na Gráfica JB no papel Super Bond Canário 75g, com a capa em Triplex C2S 250g.