Arte contemporânea e o campo expandido da comida

Arte contemporânea e o campo expandido da comida: criação de redes e imaginário crítico sobre sistemas alimentares

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Resumo

Esta pesquisa investiga como algumas obras de arte contemporânea se relacionaram de maneira sistêmica com a comida e como contribuem para a formação de um imaginário crítico e poético sobre sistemas alimentares. As principais obras abordadas têm em comum terem sido criadas por coletivos de artistas ou a partir da proposta de um artista e realizadas através de uma rede de colaboradores, muitas vezes, envolvendo variados públicos. A pesquisa está dividida em duas partes: Canteiros e Fazer junto. Em Canteiros são abordadas três referências históricas das décadas de 1960 a 1980: a série Inserções em circuitos ideológicos de Cildo Meireles; Arte de Sistemas do conceitualismo argentino do CAYC – Centro de Arte y Comunicación (Centro de Arte e Comunicação); e os projetos de Joseph Beuys com múltiplos e alimentos. Em Fazer junto, são abordadas produções artísticas realizadas no Brasil no período entre 2002 e 2019: as obras do Grupo Poro que tem relação com alimentos, cozinhar, imaginário gráfico, picnic, comida de rua e espaço público; obras do coletivo Thislandyourland relacionados a questões da terra, incursões agroalimentares, autonomia, colheitas e preparos comunitários; e, por fim, obras de Jorgge Menna Barreto que operam as relações entre alimento-paisagem-sociedade, agrofloresta, comida, lugares e contextos específicos.

Palavras-chave: Arte contemporânea; Comida; Imaginário crítico; Ativismo alimentar; Arte em rede, sistemas e circuitos; Colaboração.

Sumário

Preparar o terreno

  • I. Área de plantio
  • II. Sobre minha relação com o tema
  • III. Um campo expandido para acolher esta pesquisa
  • IV. Arte e Comida nas últimas décadas: breve panorama
  • V. Outras pesquisas acadêmicas sobre Arte e Comida
  • VI. Estrutura da dissertação

Canteiros

  • #1. Cildo Meireles: Inserções em circuitos ideológicos
  • #2. CAYC: Arte de Sistemas
    • #2.1. Forno de pão em praça pública
  • #3. Beuys: os múltiplos e os alimentos
    • #3.1. Fluxus e os Múltiplos
    • #3.2. Capri-Batterie
    • #3.3. Bomba de mel
    • #3.4. Economic Values (Valores econômicos)
    • #3.5. Operazione Difesa della Natura (Operação Defesa da Natureza)

Fazer junto

  • a. Poro: circuitos e imaginários gráficos
    • a.1. FMI – Fome e Miséria Internacional
    • a.2. Cozinhar é um ato revolucionário
    • a.3. Pequeno Guia Afetivo da Comida de Rua de Salvador
    • a.4. Picnic / Setores / Perca Tempo
    • a.5. Comida projetada
    • a.6. Transgênicos e monoculturas
  • b. Thislandyourland: incursões, colheitas e preparos
    • b.1. Bikefoods
    • b.2. Cozinhas Temporárias
    • b.3. Muro Jardim
    • b.4. Museu Campestre
    • b.5. Melancolia e Presente
  • c. Jorgge Menna Barreto: Restauro etc
    • c.1. Do site-specific à agroecologia
    • c.2. Do Café Educativo à agrofloresta
    • c.3. Dos Sucos Específicos à escultura ambiental
    • c.4. Restauro e seu sistema em rede
    • c.5. Restauro e suas noções de público
    • c.6. Restauro e o campo expandido da comida
  • Considerações finais
  • Referências bibliográficas

Como citar:

TERÇA-NADA, Marcelo. Arte Contemporânea e o Campo Expandido da Comida: criação de redes e imaginário crítico sobre sistemas alimentares. 2024. 189f. Dissertação (Mestrado – Artes Visuais). Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Universidade Federal da Bahia, PPGAV-UFBA, Salvador, 2024.

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